Praça Rio Branco, 05 - Centro - Prédio da antiga Estação Férrea Pelotas/RS
[email protected]
A vigilância de ambientes e processos de trabalho tem sido compreendida no Sistema Único de Saúde (SUS) como uma das operações componentes da Vigilância à Saúde do Trabalhador. Essa ação tem se caracterizado pela presença de equipes multidisciplinares, profissionais da área da saúde, que viabilizam a integração de olhares de várias disciplinas e instituições, com a finalidade de controlar ou eliminar os riscos à saúde existentes nos ambientes de trabalho.
A Equipe Técnica do CEREST Macrosul desenvolve este trabalho, atendendo a denúncias, segundo critérios epidemiológicos ou, ainda, a partir de mapeamento produtivo, dentro da sua área de abrangência, visando identificar, avaliar e intervir nos riscos a saúde dos trabalhadores nas diversas atividades econômicas formais e informais.
Realização do acolhimento ao trabalhador que chega ao CEREST acometido por doenças e acidentes relacionados ao trabalho buscando diagnósticos, nexo casual e tratamentos específicos.
O trabalhador comparecerá ao CEREST encaminhado pela Unidade Básica de Saúde e será atendido com hora marcada, sendo acompanhado pela nossa equipe ou encaminhado para outros serviços.
A educação continuada se dá através de capacitações, cursos, seminários e é oferecida para profissionais da saúde, sindicatos, conselheiros, assim como para a comunidade em geral, da área de abrangência do CEREST. Destaca-se também, o constrante aperfeiçoamento da equipe técnica.
O CEREST busca a parceria com instituições que tenham interface com a saúde do trabalhador na realização de ações de promoção e prevenção, trabalhando em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Saúde, Prefeituras Municipais, Sindicatos, Escolas Técnicas, Universidades, INSS, MPT, entre outras.