Datas Alusivas

28
mini-calendario 28 DE FEVEREIRO DIA INTERNACIONAL DE COMBATE A LER/DORT

Trabalhadores de diversos ramos de atividades estão expostos a fatores organizacionais e psicossociais que propiciam a ocorrência e/ou agravamento de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort), tais como a execução de movimentos repetitivos, o uso de postos de trabalho inadequados, a exposição a vibração e ruído, longas jornadas de trabalho, pressão para cumprimento de metas e de padrões de qualidade.

Tais agravos adoecem trabalhadores em todo o mundo, tendo sido registradas epidemias na Inglaterra, países escandinavos, Japão, Estados Unidos, Austrália e Brasil. Para conscientizar os profissionais da saúde e a população em geral sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento, o dia 28 de fevereiro é lembrado em vários países como o Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/Dort.

Fonte: Ministério da Saúde

16
mini-calendario 16 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA VOZ

A história deste dia começa em 1999, quando a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz lança a Campanha Nacional da Voz, vocacionada para atender e orientar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal.

Em 2003 a campanha ganhou reconhecimento internacional e o dia 16 de Abril entrou para o calendário como o Dia Mundial da Voz, com a adesão de países como Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Estados Unidos.

O objetivo da fixação do dia é o surgimento de debates sobre o tema, estabelecendo-se como metas a promoção de maior conscientização da população a respeito da importância dos cuidados com a saúde da voz humana e a informação e prevenção da população a respeito dos hábitos incorretos no uso das cordas vocais, que podem resultar em doenças como a laringite, o nódulo, a leucoplasia, os cistos e o câncer de laringe %u2013 a mais grave entre todas.

A voz é um dos mais importantes fenômenos da comunicação humana. Por meio dela manifestamos nossos pensamentos, intenções e emoções. Esse fenômeno é produzido pelas pregas vocais, dentro da laringe, sujeita a doenças que culminam em alterações da voz, como a rouquidão, cujo nome correto é disfonia. As disfonias podem ter diversas causas como o tabagismo, o uso inadequado ou intenso da voz; exposição à poluição ambiental, dentre outras.

O maior levantamento epidemiológico do Brasil (2009) com professores das redes pública e privada de todas as capitais refere uma prevalência 3,7% de sintomas vocais nessa população que indicam ser esta uma profissão de risco ocupacional.

O uso da voz é fundamental na profissão, na escola e nas interações sociais. Nós usamos nossas vozes todos os dias, no trabalho, com a família e amigos, para partilhar as nossas emoções e sentimentos. Com a voz, nos comunicamos e nos conectamos com todos ao nosso redor.

Este dia incentiva homens e mulheres, crianças, adultos e idosos, a observarem a saúde vocal e a manterem hábitos saudáveis de voz. Ainda assim, é comum que as pessoas cometam abusos vocais, fumando, gritando, bebendo, ou mesmo, usando a voz profissionalmente sem qualquer cuidado ou técnica.

Fonte: www.fonoaudiologia.org.br

24
mini-calendario 24 DE ABRIL DIA INTERNACIOANL DO JOVEM TRABALHADOR

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 30 milhões de jovens no Brasil são economicamente ativos, isto é, jovens entre 16 e 24 que exercem algum tipo de atividade remunerada. Além disso, 24,45% dos jovens brasileiros trabalham e estudam. No entanto, 18,9% dos jovens estão desempregados.

24 de abril é a data que marca o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Uma forma de apreciar a importância dos jovens no mercado de trabalho mundial. Ser jovem e ao mesmo tempo trabalhador não é um processo simples.

Diante das dificuldades e da exploração, a Constituição Brasileira proíbe qualquer trabalho exercido por menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes, e esta criança não pode trabalhar exposto a riscos ocupacionais.

A Lei do Aprendiz trata de um contrato especial de trabalho, com tempo determinado e direcionado aos jovens com idades entre 14 e 24 anos. O empregador fica responsável por matricular o jovem em uma instituição de ensino, onde ele seguirá aprimorando-se como cidadão e como profissional.

Fonte: Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços (FETRACE)

28
mini-calendario 28 DE ABRIL DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.

Cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho acontecem todos os anos e as doenças relacionadas ao trabalho afetam cerca de 160 milhões de pessoas. Isso representa um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países do planeta.

No Brasil, somente em 2007, 653.090 brasileiros assalariados segurados do INSS, inseridos no mercado formal de trabalho foram vítimas de acidentes e doenças durante o exercício de suas atividades, com maior incidência de ferimentos, fraturas e traumatismos de punho e mão, incluindo amputações, queimaduras, corrosões e esmagamento. Estatísticas indicam que o Brasil perde de 2,5% a 4% do PIB a cada ano com o pagamento de benefícios previdenciários e o afastamento dos trabalhadores de suas atividades.

Fonte: Ministério da Saúde

01
mini-calendario 01 DE MAIO DIA DO TRABALHADOR

Chicago, 1º de maio de 1886. O principal centro industrial dos Estados Unidos pára com as reivindicações dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e redução da jornada diária. Durante dois dias, há confronto com a polícia, manifestantes são presos e os principais líderes condenados à morte.

No Brasil, a luta dos trabalhadores se fortalece com a Greve Geral de 1917, liderada por operários das fábricas paulistanas. Crescem as indústrias, cresce a força dos trabalhadores. Com o Estado Novo de Getúlio Vargas, o dia 1º de maio deixa de ser Dia do Trabalhador para se tornar o Dia do Trabalho. É durante esse governo que são criados o salário mínimo (1934), a Justiça do Trabalho (1941) e a Consolidação das Leis Trabalhistas (1943).

Fonte: Ministério da Saúde

02
mini-calendario 02 DE MAIO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

Assédio Moral é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

O combate ao Assédio Moral tem amparo, em âmbito federal, no Projeto de Lei nº 4.326/04 e na Lei Federal nº 11.948/09, que cria o Dia Nacional de Luta contra o Assédio Moral, consagrado o dia 2 de maio, e veda empréstimos do BNDES às empresas que tenham tal prática, respectivamente.

Em âmbito estadual, já estão em vigor leis que coíbem e punem a conduta de assédio moral no ambiente de trabalho em São Paulo, Rio Grande do Sul, e, Mato Grosso, aplicadas diretamente às empresas públicas o que não impede que seja, ainda que por analogia, às privadas.

Fonte: www.assediomoral.org