Abril2016
DIA MUNDIAL DA VOZ - 16 de abril de 2016.
Período:
16/04/2016 à 16/04/2016
Local:
Sede do CEREST Macrosul
Programação:
Aproveitando a data alusiva ao DIA MUNDIAL DA VOZ - 16 de abril, o CEREST Macrosul divulga a abertura da 1ª Edição das "Oficinas de Saúde Vocal".
Ressaltamos a importância da Saúde Vocal, uma vez que a voz tem um papel fundamental em nossos relacionamentos interpessoais, sejam familiares, sociais e profissionais.
A Saúde da Voz é imprescindível aos profissionais que a utilizam como ferramenta indispensável no desenvolvimento de suas atividades laborais. Oportunizaremos à esses profissionais a realização de oficinas de cuidados com a voz, buscando garantir aos trabalhadores o pleno desenvolvimento de suas atividades laborais sem prejuízos à saúde.
Objetivos das oficinas:
Como ter uma voz saudável e eficiente;
Melhorar a projeção e a resistência da voz;
Manter a saúde vocal durante sua carreira profissional;
Público Alvo: trabalhadores que usam a voz como instrumento de trabalho;
Período: dias 18/05, 25/05, 06/06 e 13/06.
Local: Sede do CEREST Macrosul - Praça Rio Branco, 05 - Centro - Prédio da antiga Estação Férrea, Pelotas/RS;
Inscrições: os interessados podem se inscrever pelo e-mail: [email protected], acrescentando o nome completo, telefone, profissão, local de trabalho e escolher uma data para realização da oficina.
Vagas: 10 vagas por oficina;
SEGUEM ALGUMAS DICAS DE CUIDADOS COM A VOZ:
Para poupar sua voz realize Repouso Vocal antes e depois do uso intenso da voz!
A maça possui ação adstringente, ajudando a limpar boca e faringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando sua projeção. O movimento de mastigar a fruta ajuda a soltar a musculatura que produz a voz!
Hidratação adequada: ingestão de líquidos, 15 copos ao dia, sendo no mínimo 8 copos de água, completando com outros (água de coco, sucos cítricos e chás naturais);
Vestuário: que seja leve, folgado, sapatos com saltos baixos e com sola; Evite golas, cintos, colares e gravatas apertados;
Postura: durante a fala mantenha a postura ereta e flexível para possibilitar a projeção da voz!
Para uma boa voz é necessário:
Articulação correta;
Qualidade vocal límpida;
Ausência de esforço muscular;
ALGUMAS PERGUNTAS FREQUENTES EM VOZ
Quando uma pessoa pode ser considerada profissional da voz? São consideradas profissionais da voz todas as pessoas que dependem dela para realizarem seu trabalho, ou seja, pessoas que em situações de rouquidão ou afonia (perda da voz) ficam impossibilitadas de exercerem suas tarefas. Dubladores, professores, cantores, atores, telejornalistas, operadores de telemarketing, locutores e radialistas são alguns dos exemplos de profissionais da voz.
O que é um problema de voz? Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema de voz, como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais.
Como saber se eu tenho um problema de voz? Se sua voz ficou diferente nos últimos tempos (rouca, fraca, tensa ou cansada, por exemplo), se melhora quando você fica alguns dias sem falar muito e piora em situações em que usa mais a sua voz, é possível que esteja com um problema. Se as modificações durarem mais que 15 dias, você deve consultar um especialista.
Estou rouco, mas preciso usar a voz profissionalmente. O que devo fazer?
Procure usar a voz de maneira mais suave, mais baixa (mas sem sussurrar) e articular bem as palavras. Se possível, adapte suas atividades de trabalho, tentando poupar ao máximo a voz, ou seja, usá-la apenas quando necessário. Beba água com frequência e, quando possível, procure descansar a voz.
Lembre-se que rouquidão não é normal e que, caso ocorra por mais de uma semana ou de forma frequente, deve ser avaliada pelo fonoaudiólogo e pelo médico otorrinolaringologista.
Problemas de voz podem comprometer o exercício profissional? Existem alguns problemas de voz que podem limitar o desempenho profissional. O fonoaudiólogo consegue desenvolver determinados recursos que auxiliam o profissional a adaptar sua voz, buscando melhora no desempenho de sua profissão.
Existe diferença entre projetar a voz e falar alto? Sim. Projetar é falar
alto com controle de qualidade da voz, sem sobrecarregar as “cordas vocais”; já falar alto pode ser sinônimo de gritar, com esforço excessivo, que pode ser prejudicial.
Como posso cuidar da minha voz? Procure falar sem fazer força e abra bem a boca para articular as palavras. Beba água regularmente, evite pigarrear, gritar e falar muito em ambientes ruidosos, competindo com o barulho. Limite o álcool e, se fumar, procure um programa para interromper o tabagismo. Remédios caseiros para melhorar a voz geralmente não dão resultados e podem irritar sua garganta.
Como o fonoaudiólogo pode ajudar um profissional da voz? O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para avaliar, orientar, prevenir e reabilitar os problemas vocais. Os profissionais da voz dependem da saúde vocal e de uma boa expressividade para manterem a qualidade de seu trabalho e o fonoaudiólogo pode ajudar com orientações, exercícios e técnicas específicas para a manutenção da saúde da voz e o aprimoramento da comunicação. O trabalho fonoaudiológico pode ser desenvolvido em consultórios, hospitais com serviço especializado ou nas empresas onde trabalham os profissionais da voz.
fonte: http://www.sbfa.org.br/
Se você tiver outras dúvidas entre em contato com a Fga. Rita Signor pelos contatos: tel 3225.5588 e-mail [email protected]